top of page
logo_ARTE-VETORIZADA-SESSAO-AZUL.gif

Sessão Azul |  Notícias na mídia

Bandeira sugere sessão de cinema adaptada para pessoas com autismo

Vereador enviou ofício ao Shopping Piracicaba propondo a adesão ao projeto "Sessão Azul", presente já em municípios de 12 estados brasileiros.

André Bandeira enviou ofício ao Shopping Piracicaba apresentando a proposta


ree

O vereador André Bandeira (PSDB) enviou ofício ao Shopping Piracicaba sugerindo a adesão ao projeto "Sessão Azul", em que cinemas reservam um horário para a exibição de filmes em ambiente adaptado a crianças com transtorno do espectro do autismo. A iniciativa já está presente em municípios de 12 estados brasileiros, incluindo São Paulo.

A metodologia do projeto prevê que, durante toda a exibição do filme, a sala de cinema permaneça com as luzes acesas, o som fique mais baixo e a plateia possa "andar, dançar, gritar ou cantar à vontade". Durante as sessões, profissionais com atuação na área oferecem acompanhamento e orientação às famílias.

"Gostaríamos de solicitar ao Shopping Piracicaba que realize uma parceria com o projeto ''Sessão Azul'' para que o cinema esteja preparado para acolher crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias", diz André Bandeira no ofício. O centro de compras abriga o único cinema de Piracicaba, gerido pela empresa Cine Araújo e com sete salas.

Os objetivos do "Sessão Azul" são auxiliar crianças com transtorno do espectro do autismo na adaptação ao ambiente do cinema e orientar os pais sobre como lidar com as dificuldades que surgem nesse processo, estimulando-os a colaborar diretamente nessa ambientação. Com isso, as sessões tendem a funcionar como uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança e a aumentar o engajamento dos pais no tratamento.

"Muitas famílias de pessoas com transtorno do espectro do autismo deixam de ter convívio social ativo por receio. O cinema é mais um lugar em que isso pode acontecer. Segundo mães de crianças com o transtorno, o escuro e o som alto as incomodam e, como outras pessoas não entendem e reclamam disso, acabam evitando de levá-las", relata André Bandeira.

O vereador ressalta que a ideia proposta pelo "Sessão Azul" vem para "resolver essa situação, incluir e garantir o direito ao lazer e à qualidade de vida de pessoas com o transtorno". "Este projeto é essencial para trazer inclusão também no cinema para crianças, adultos e famílias que precisam dessa adaptação", conclui o parlamentar, no ofício enviado ao Shopping Piracicaba.

 
 
 

2 comentários


Kenna Morgan
Kenna Morgan
20 de nov.

Councilman André Bandeira is encouraging Shopping Piracicaba to join the “Blue Session” project, which creates cinema environments adapted for children with autism. These special screenings keep the lights on, lower the sound, and allow kids to move freely. Trained professionals also support families during the sessions. The goal is to help children adapt to movie theaters and strengthen parental involvement. And just like these supportive initiatives make life easier, you can also find help to take my french class online when your schedule gets overwhelming.

Curtir

Jovi Bon
Jovi Bon
13 de nov.

Color Rhythm is a sensory experience rather than only a game. As colors burst over the screen, the neon images pulse with each note, testing your timing, concentration, and capacity to submit to rhythm.

Curtir
Obrigado por sua assinatura!

Eventos adaptados para crianças com TEA e distúrbios sensoriais e para suas famílias.

Rio de Janeiro - Brasil

contato@sessaoazul.com.br

Projeto : CapaciTEAutismo Entretenimentos

Carolina Salviano de Figueiredo | Mestre em Psicologia Clínica CRP 05/29275

Bruna Manta | Psicóloga CRP 05/39111

2015 - 2019 Sessão Azul® - Todos os direitos reservados
bottom of page