1º Festival Carioca - Sessão Azul
Você sabia que empresas cariocas podem patrocinar o
1º Festival Carioca - Sessão Azul através de Lei do ISS? 

O QUE É O PROJETO?

O 1º Festival Carioca - Sessão Azul será a primeira iniciativa dos desenvolvedores do projeto social Sessão Azul de oferecer em larga escala uma programação cultural direcionada para o público infantojuvenil com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Estão previstas a realização de 16 sessões de cinema, 4 apresentações teatrais e 1 visita ao AquaRio, nos finais de semana de 24 e 25 de agosto e 31 de agosto e 1º de setembro de 2019, com ingressos gratuitos para o público que se inscrever através do site do projeto. A data foi escolhida pois entre os dias 21 e 28 de agosto de cada ano celebramos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei 13.585/2017. As exibições da Sessão Azul tem o som mais baixo, ar condicionado mais fraco e ambiente a meia-luz para darem conforto ao nosso público-alvo.

 

QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?

Possibilitar - através das sessões adaptadas de cinema, apresentações de teatro e visita ao AquaRio - a ambientação de crianças com distúrbios sensoriais nestes espaços culturais, permitindo e encorajando que ao longo do tempo estas crianças e suas famílias continuem frequentando-os, e se possível sem a necessidade das adaptações;

Inserir as atividades culturais na rotina das famílias, abrindo novos horizontes e possibilidades de lazer;

Funcionar como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança, servindo com uma atividade de socialização;

Facilitar o acesso às salas de cinema e teatros;

Realizar a inclusão sociocultural da família;

Despertar o interesse da criança pela cultura;

Encorajar o engajamento de pais e familiares no tratamento do TEA.

 

POR QUE FAZER UM FESTIVAL CARIOCA - SESSÃO AZUL?

Apesar de não termos uma estatística oficial no Brasil, a OMS estima que mais de 2 milhões de brasileiros sejam autistas, principal público alvo do projeto.

Mesmo representando um quantitativo expressivo da população, este público precisa conviver com a falta de opções de lazer especializada, ambientes culturais não "amigáveis" às suas necessidades, a falta de compreensão sobre o transtorno por parte da população em geral, o que de muitas vezes acaba gerando o receio do convívio social destas famílias.

A Sessão Azul foi criada em 2015 como uma iniciativa para ampliar acesso das crianças com Transtornos do Espectro Autista no ambiente cinematográfico. Ao longo de quase 3 anos mais de 25.000 crianças e suas famílias já foram atendidas, em mais de 260 atividades já desempenhadas.

O 1º Festival Carioca - Sessão Azul é uma iniciativa para que o espectro de alcance aumente, realizando 21 atividades culturais em um período de 2 finais de semana na cidade do Rio de Janeiro e também que seja ainda mais democratizado o acesso, pois os ingressos serão gratuitos para esse público, algo que não conseguimos fazer normalmente nas Sessões Azuis.

A nossa ideia é colocar o Rio de Janeiro no epicentro das discussões e realizações inclusivas para este público e suas famílias. A realização do evento, inserido no calendário cultural da cidade e à época da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, levará maior conhecimento e compreensão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) à população, permitindo uma melhor adaptação e "acolhimento" das famílias envolvidas na sociedade e, principalmente, nos espaços culturais. O público alvo será, em muitos casos, apresentado ao seu "primeiro" ambiente cultural, e a partir desta experiência positiva irá buscar por novas opções culturais.

 

QUAIS OS PRODUTOS RESULTANTES DO PROJETO?

Realização de 16 sessões de cinema adaptadas a crianças, adolescentes e jovens adultos com Transtornos do Espectro Autista e suas famílias, gratuitas, entre os dias 24/08, 25/08, 31/08 e 01/09/2019.

Quatro (04) apresentações teatrais e uma (01) visita ao AquaRio, também adaptadas para as crianças e jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.

As peças exibidas contarão também com intérprete de LIBRAS, para dar maior acessibilidade ao conteúdo.

 

 

QUAL O PLANO DE DIVULGAÇÃO?

  • Contratação de assessoria de imprensa

  • Site oficial do Festival;

  • Fanpage no Facebook;

  • Inserção de notas na grande mídia para divulgação das sessões;

  • Divulgação em grupos de pais locais;

  • Anúncios via Google AdWords;

  • Filme institucional de aproximadamente 30" para web e para serem exibidos antes de cada sessão

  • E-Mail Marketing

  • Banners para os locais de realização

 

COMO SERÁ REALIZADA A EXPOSIÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR?

A logomarca do patrocinador será aplicada em todo o material de divulgação que será utilizado nos canais de comunicação do 1º Festival Carioca - Sessão Azul.

 

  • Materiais de Divulgação Previstos

  • Banner e boas-vindas e sinalização para cada espaço cultural

  • Folheto informativo com o objetivo de promover o conhecimento e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista para distribuição após os espetáculos.

  • Vídeo institucional de aproximadamente 30” (pós evento)

  • Newsletter

  • Posts com textos e artes

  • Site do Festival

  • FanPage do Festival

  • Anúncios Google, Facebook e Instagram

 

PORQUE PATROCINAR?

A empresa que patrocinar o 1º Festival Carioca - Sessão Azul estará promovendo a inclusão social, oferecendo acesso a cultura e entretenimento a uma comunidade pouco atendida, e que muitas vezes acaba não tendo oportunidades de levar seus filhos a eventos como os que serão realizados, já que muitas delas o orçamento familiar fica comprometido com o tratamento da criança e do jovem adulto.

Além disso, ela fortalecerá sua marca como referência para a sociedade, captará e fidelizará novos clientes e terá o retorno de grande parte do valor investido em geração de mídia espontânea e marketing.

 

PÚBLICO ALVO

Crianças e jovens adultos com distúrbios sensoriais e suas famílias.

 

LEI DE INCENTIVO

Inscrito na Lei de Incentivo do Município do Rio de Janeiro - ISS (WEC276/01/2018). Inscrição de empresas patrocinadores entre 01/08 a 31/08/2018.

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4708778/4120819/Anexo2Decreto37.031.pdf>

 

 

INVESTIMENTO: R$ 293.350,00

QUERO PATROCINAR

Eventos adaptados para crianças com TEA e distúrbios sensoriais e para suas famílias.

Rio de Janeiro - Brasil

contato@sessaoazul.com.br

Projeto : CapaciTEAutismo Entretenimentos

Carolina Salviano de Figueiredo | Mestre em Psicologia Clínica CRP 05/29275

Bruna Manta | Psicóloga CRP 05/39111

  • Facebook - Sessão Azul
  • Instagram - Sessão Azul
  • YouTube - Sessão Azul
logo_ARTE-VETORIZADA-SESSAO-AZUL.gif