Sessão Azul |  Notícias na mídia

Projeto visa reservar sessão de cinema adaptada ao público autista em Teresina

Cidade Verde Online - PI

Com o intuito de contribuir para a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Deolindo Moura (PT) protocolou na Câmara Municipal de Teresina (CMT) o Projeto de Lei que institui o Programa Cinema Sessão Azul, seguindo o modelo já aplicado em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.

A proposição prevê que os cinemas locais deverão reservar, ao menos uma sessão mensal, aos domingos, voltada ao público autista, denominada “Sessão Azul”. O parlamentar explica que o objetivo é adaptar o ambiente do cinema às crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias.

“A proposta é que essas sessões especiais contem com iluminação reduzida, som mais baixo, volume regular e seja dispensada a exibição de trailer. Sabemos que essas crianças e jovens são mais sensíveis. Por isso, é necessário o tratamento diferenciado para que elas também possam aproveitar a atividade. Nesse sentido, mais do que proporcionar o lazer, queremos também colaborar para o trabalho terapêutico, de modo que os pais possam estar cada vez mais engajados no processo de tratamento”, ressalta Deolindo Moura.

O projeto, protocolado no último dia 2 de outubro, está tramitando na Câmara e, em breve, passará pelas duas votações necessárias antes de ser encaminhado ao prefeito Firmino Filho para sanção, caso aprovado pelos vereadores.

Eventos adaptados para crianças com TEA e distúrbios sensoriais e para suas famílias.

Rio de Janeiro - Brasil

contato@sessaoazul.com.br

Projeto : CapaciTEAutismo Entretenimentos

Carolina Salviano de Figueiredo | Mestre em Psicologia Clínica CRP 05/29275

Bruna Manta | Psicóloga CRP 05/39111

  • Facebook - Sessão Azul
  • Instagram - Sessão Azul
  • YouTube - Sessão Azul
logo_ARTE-VETORIZADA-SESSAO-AZUL.gif