Sessão Azul |  Notícias na mídia

Da Vans à Netflix: dia marca conscientização do autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é oportunidade para celebrar ações de inclusão; estima-se que 2 milhões de brasileiros têm o transtorno.


Matéria Portal Exame

access_timePublicado em 2 abr 2020, 06h37

https://exame.abril.com.br/marketing/da-vans-a-netflix-dia-marca-conscientizacao-do-autismo/


Outro exemplo é a Sessão Azul, um projeto de sessões de cinema adaptadas para autistas em doze estados brasileiros. Os filmes são escolhidos pelo público na semana anterior do evento e durante a sessão a sala de fica com as luzes acesas, o som mais baixo e a plateia pode andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Por conta da covid-19, porém, o projeto está temporariamente suspenso.

Ações que propõem visibilidade como da Vans, da Sessão Azul e das empresas empregadoras, por exemplo, ajudam na conquistas de direitos como ocorreu no Brasil em janeiro, quando o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 13.977, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a Agência Senado, a medida assegura a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.